Aula inaugural da rede estadual destaca protagonismo juvenil

Protagonismo juvenil e aula com teatro
GOVBA

Com muita música, canto e dança, os estudantes se apresentaram na aula inaugural na rede estadual de ensino, nesta quarta-feira (17), no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador. A atividade contou com as presenças do governador Rui Costa, dos secretários estaduais Osvaldo Barreto, da Educação; Jorge Portugal, de Cultura; André Curvelo, de Comunicação; Olívia Santana, de Políticas para as Mulheres; Lúcia Barbosa; de Promoção da Igualdade Racial; Fábio Vilas-Boas, da Saúde e do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) Flávio Gonçalves.

Ao dar as boas-vindas aos estudantes, o governador Rui Costa falou sobre a ação de valorização da escola pública. Ele citou que já visitou 152 escolas públicas desde o início do governo, reafirmando que a Educação é prioridade da sua gestão. “Faço uma peregrinação pelas escolas da rede estadual porque tenho um compromisso com a escola pública, para que nossos estudantes, a maioria jovens de famílias simples, tenham a oportunidade de sonhar e construir um futuro”, afirmou o governador.

Rui Costa lembrou que sempre estudou na escola pública e falou de diferentes ações desenvolvidas com o programa Educar para Transformar pela melhoria da qualidade da educação. Citou a implantação, a partir deste ano, de cineclubes nas escolas para incentivar, ainda mais, a produção audiovisual estudantil. Além disso, reforçou o convite para que todos se unam pela melhoria da educação e pela valorização da escola pública. “Eu tenho muito orgulho da escola pública, de onde eu vim. A escola pública é a base de uma sociedade democrática”.

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou que o programa Educar para Transformar tem fortalecido a escola pública e promovido o protagonismo juvenil, por meio de projetos de artes, esporte, ciência e cultura, e, também, por meio da eleição de líderes de classe. O secretário falou, ainda, do valor da escola pública. “A escola não é só um espaço físico, é um espaço onde temos muito do que aprender e ensinar, inclusive, a partir das relações sociais com os professores e os colegas,  nas quais temos direitos e deveres”, afirmou. Ele ressaltou que “a educação é a única via para se trilhar o caminho da cidadania plena e, para isso, é fundamental o protagonismo dos estudantes e a participação das famílias na vida escolar dos seus filhos”.

Protagonismo juvenil - A aula foi uma demonstração de como a arte, a cultura, o esporte e a ciência diversificam os currículos escolares, promovendo o protagonismo juvenil. Por isso, a partir de diferentes manifestações, os estudantes homenagearam os 100 anos do samba, trataram sobre a importância da leitura em sala de aula e abordaram a diversidade cultura e étnica da Bahia, com uma ênfase especial para a Década Internacional do Afrodescendente.

Luta contra a dengue - E foi por meio da linguagem teatral que os estudantes falaram, de forma humorada e divertida, de um assunto muito sério: a prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da zica e da chikungunya. A personagem “Dengue Dengosa” desafiou a “dona de casa”, o “filho” e até o agente de saúde, para mostrar que é uma ameaça para qualquer pessoa. A mensagem da peça teatral é de “guerra contra o mosquito”. A peça marca as várias ações que vêm sendo desenvolvido nas escolas da rede estadual, com o objetivo de contribuir para que estudantes, professores e gestores atuem na escola, em suas casas e nas comunidades onde moram, contribuindo com a prevenção e o combate ao mosquito.

O estudante e líder de classe André Luiz de Almeida, 14 anos, da Escola Estadual Professora Candolina - Classe 7, falou sobre os principais aprendizados da aula inaugural. “Estou muito feliz em participar desta aula inaugural que é diferente e divertida, com dança, arte, cultura, e trazendo este esclarecimento sobre o combate à dengue. Como líder de classe, vou desenvolver ações com meus colegas dentro da escola que é a nossa casa e que devemos cuidar”, afirmou.

Dona Malba Santos acompanhou o filho Gabriel Santana, do Colégio Estadual Anísio Teixeira, na aula inaugural, e ficou emocionada com a ação de valorização da escola pública. “Eu acredito na parceria entre pais e escola. Hoje, como todos os anos, estou participando da aula inaugural porque gosto muito desta interação da escola com a comunidade. Estou emocionada e é isso mesmo, é preciso todo mundo se envolve para valorizar a escola pública que é um bem de todos”.

Também participaram da aula inaugural estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Classe 1, 2, 3 e 4, do Colégio Estadual Álvaro Silva, Classe 5, da Escola Estadual Anísio Teixeira - Classe 6, do Escola Estadual Professora Candolina - Classe 7, do Colégio Estadual Celina Pinho -  Classe 8 e do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Luiz Navarro de Brito. A aula contou, ainda, com participação de convidados, a exemplo dos jogadores Hernandes, do Bahia, Eron e Geovane, do time sub-20 do Vitoria e da atriz Tânia Toko.